TV CZ AO VIVO

Rio vai treinar força de controle de multidões para Olimpíada

quarta-feira, 27 de abril de 2016


O pacote de medidas inclui ainda a instituição de um terceiro feriado municipal durante o período dos Jogos e a implantação de um sistema especial de transportes

A prefeitura do Rio vai criar uma força especial de 300 homens para controle de multidões durante a Olimpíada. A medida foi anunciada nesta quarta-feira (27) como parte do plano operacional dos jogos, detalhado pelo prefeito Eduardo Paes em evento para marcar os 100 dias para o início do evento.
O pacote de medidas inclui ainda a instituição de um terceiro feriado municipal durante o período dos Jogos e a implantação de um sistema especial de transportes, com novas linhas de ônibus e restrições ao deslocamento.

A força de controle de multidões será especialmente treinada e ficará em quartéis da guarda municipal à espera de situações de emergência. Os agentes terão motocicletas à sua disposição, para facilitar o deslocamento quando acionados.

Nos últimos meses, o Rio vem enfrentando uma série de protestos contra atrasos de salários e por melhores condições de trabalho, diante da grave crise financeira do governo estadual.

Há um temor de que as manifestações se intensifiquem com o agravamento da crise. Durante a Copa de 2014, protestos terminaram em confrontos entre manifestantes e a polícia na região do Maracanã.

Ao todo, a secretaria de Ordem Pública terá 7 mil agentes nas ruas durante o evento. Eles ficarão em torno das instalações que receberão os jogos. Os 300 guardas da força de controle de multidões passarão por treinamento específico.

TRÂNSITO

Para reduzir a possibilidade de transtornos no trânsito, a prefeitura vai decretar um terceiro feriado municipal por causa dos Jogos. Será no dia 22 de agosto, um dia após o encerramento, quando espera-se que 100 mil pessoas se desloquem para os aeroportos.

Os outros dois feriados serão nos dias 5 e 18 de agosto, por causa da cerimônia de abertura e da prova de triatlo, respectivamente.

A prefeitura divulgou ainda o esquema de transporte, que prevê a criação de linhas especiais de ônibus e faixas exclusivas para o deslocamento de atletas. Além disso, será lançado um cartão especial com acesso a todos os modais de transporte usados para acesso às instalações -trens, metrô e ônibus- para evitar filas nos guichês.

O secretário municipal de transportes, Rafael Picciani, não soube responder, porém, se a linha 4 do metrô, que liga a zona sul à Barra da Tijuca, estará aberta para o público em geral ou apenas para espectadores dos jogos. As obras ainda não estão prontas e serão testadas às vésperas da abertura.

OBRAS

Paes disse que hoje o principal desafio para a conclusão das obras de instalações esportivas é o velódromo, que está com apenas 85% de seu cronograma concluído. Ele disse, no entanto, que espera concluir o projeto em 30 a 40 dias.

A prefeitura diz que o restante das instalações ou está concluída ou em estágio bastante avançado de conclusão.

O prefeito afirmou acreditar que a crise econômica e política do Brasil não terá impacto sobre a realização dos jogos, mesmo diante da possibilidade de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

"Independente das colorações partidárias, das preferências políticas, se é golpe ou não é golpe impeachment ou não, tenho certeza de que os homens públicos do país entendem a importância do evento", disse. Com informações da Folhapress.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. TV CZ.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License