TV CZ AO VIVO

Visita a obras da Transposição detecta que abandono da Mendes Junior impossibilitará chegada das águas em 2016

domingo, 24 de julho de 2016

Em visita de inspeção as obras da Transposição do Rio São Francisco, a Frente Parlamentar das Água
trans1
Estação de Bombeamento 2
Em visita de inspeção as obras da Transposição do Rio São Francisco, a Frente Parlamentar das Águas constatou um problema que deve adiar a conclusão da obra para o final de 2016 como prevê o ministro da Integração Nacional. Acompanhado de membros da imprensa, o deputado Jeová Campos (PSB), viu de perto o andamento dos trabalhos apreciando a grandiosidade daquele investimento que tem por objetivo mudar o cenário do Sertão nordestino levando água do Velho Chico.
A exemplo do que foi detectado na visita anterior de inspeção pela Frente Parlamentar das Águas, onde foi descoberto a inexistência de licitação para concluir o trabalho na barragem de Caiçara até o açude de Engenheiro Ávidos, outro problema foi verificado que pode adiar a conclusão desse sonho de todos nordestinos. O abandono da construtora Mendes Junior de uma parte do serviço impossibilitará que as águas da transposição cheguem às regiões atingidas pela seca e que passam dificuldades sérias.
trans3
Trecho do canal com aquidulto
Dona de dois contratos do projeto da transposição, que somam mais de 1,2 bilhão de reais, a Mendes Júnior tem feito demissões em massa na obra desde o fim de 2014. As paralisações teriam relação direta com as dificuldades financeiras enfrentadas pela empresa.
O contrato com a Mendes Junior engloba a construção de canais, estações de bombeamento, túneis e reservatórios. Só que resta ainda a construção de três pontes e finalização de outros serviços como as estações de bombeamento 2 e 3 e uma parte de canal.
trans2
Parte da obra em andamento
Diante da situação, foi sugerido a criação de um Fórum que terá objetivo de buscar uma solução juntos os deputados e senadores e o próprio Tribunal de Contas da União (TCU), para viabilizar uma forma de sanar o problema sem a necessidade de uma nova licitação que demandaria muito tempo. A solução mais viável seria a empresa Serveng Civilsan que tem intensificado seus serviços em um trecho da obra, inclusive, concluiu cinco barragens na região, tocar os serviços abandonados pela Mendes Junior. Dessa forma, poderíamos vislumbrar a chegada das águas até o início de 2017.


Créditos:Redação Portal CZN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. TV CZ.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License